quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Projeto Escrevendo Sem Medo #2017

Desafios são um ótimo jeito de testar os nossos limites, de nos conhecermos melhor e evoluir a partir disso. Não é segredo nenhum que amo desafios. É uma paixão nova? É, até porque eu acreditava que a pressão não era um ambiente favorável para mim.
Quanto engano.

A pressão é o ambiente onde eu mais me desenvolvo, onde eu aprendo melhor a reconhecer meus erros e tentar novos acertos. Eu amo desafios e amo ser desafiada, seja por mim ou qualquer outra pessoa.

Então quando eu vi esse desafio no blog Historiar eu nem pensei duas vezes, eu precisava participar. E por isso estou aqui hoje, para explicar para vocês do que se trata o desafio. Vamos lá?


Você ai que não está entendendo nada, deixa eu te explicar. Esse projeto consiste em escrevermos um texto a cada mês, e publicarmos em nossos blogs. Cada mês tem um tema pré-estabelecido, então nada de tema livre. Isso serve para que possamos testar os nossos limites e dar ainda mais asas a nossa imaginação.

Então você ai que só escreve reflexões, uma hora vai ter que inventar uma pequena narrativa. Você que ama poesia, vai ter que se aventurar na prosa. E assim por diante. 

Eu não tenho um campo seguro na escrita, por mais que esteja mais para prosa do que para poesia. Mesmo assim, reconheço o quanto esse desafio vai me ajudar a testar novas áreas, novos lugares ainda não frequentados que podem ou não se tornarem um lar.

Qualquer pessoa pode participar. Sério. Não tem essa de inscrição, só da uma passada no link do Desafio e avisa a linda criadora Thamiris, que você ta participando. Rápido e indolor.

Agora vamos saber um pouco mais sobre o temas:



  • Janeiro: Das coisas mais importantes na minha vida.
Parece um tema simples, mas algumas vezes, as coisas mais simples se transformam nas mais complicadas. Escrever sobre as coisas mais importantes de sua vida, das mais simples até as mais complexas, sinta-se a vontade.

  • Fevereiro: O poema da festa perfeita.
O tema é um desafio. Eu tenho dificuldades para escrever poemas, então decidi me desafiar. Aqui, você vai escrever um poema descrevendo como seria a festa perfeita para você. Faça da forma como desejar!

  • Março: Um pássaro engaiolado ganhando a liberdade.
Como é se sentir assim? Você também pode comparar as sensações (a sua e a do pássaro) de encontrar a liberdade. 

  • Abril: Um fato sobre mim para cada aniversário.
Você irá escrever uma lista. Se eu tenho 21 anos de idade, então vou escrever 21 fatos aleatórios – talvez interessantes – sobre mim.

  • Maio: Se eu tivesse poderes mágicos...
Qual super poder você teria se tivesse a oportunidade de escolher? Pode ser algo “simples”, como o poder de não criar expectativas, mas também pode ser algo fantástico, como ficar invisível. Você escolhe!

  • Junho: Considerações sobre um fim de semana ensolarado.
Observe a imagem abaixo. Imagine que aquela pessoa é você. Imagine uma estória para essa imagem. O que você fez até tirar essa foto? Como se sentiu? O que aconteceu nesse fim de semana ensolarado?


  • Julho: O que há de errado com a humanidade? 
Momento para você expor aquilo que observamos com frequência hoje em dia e que faz seu coração chorar. Você pode expor um problema ou vários, a escolha é sua.


  • Agosto: Eu gosto tanto de você, que até prefiro esconder.
Esse texto funcionará como uma carta anônima. Pense em alguém que você gosta e se declare. Exponha aquilo que faz com que você goste tanto da pessoa, dê dicas de quem ela é, mas não revele para quem a carta se destina.


  • Setembro: Precisamos conversar sobre...
Você terá algumas opções para escrever esse texto, escolha uma entre elas para colocar no lugar das reticências: machismo, preconceito, gratidão, especismo, felicidade, feminismo, influências.


  • Outubro: A criança que eu fui gostaria de estar perto da pessoa que eu sou hoje?
Esse tema é bastante comum, já vi bastante por aí, mas eu acho muito importante pararmos para refletir se estamos – ou não – fazendo um bom trabalho como seres humanos adultos.


  • Novembro: A minha estação do ano favorita.
Revele qual a sua estação do ano favorita e exponha o porquê de tal estação ser a sua favorita. Se você não tem uma estação favorita, fale como você se sente diante de todas elas.


  • Dezembro: Das coisas inesquecíveis de 2017
É dezembro! Fim de ano! Nesse mês, nós normalmente paramos para fazer um levantamento de tudo aquilo que aconteceu no decorrer do ano. Escreva sobre esse levantamento, conte quais foram as coisas que aconteceram e que você jamais vai esquecer.




Legal, não? Agora você entende porque eu não podia deixar de participar. Ah, mas fiquem atentos porque pretendo trazer ainda essa semana o texto de janeiro. Aliás, vou até começar a escrever.

Comentem aqui embaixo o que vocês acharam, se gostaram ou não. Exponha a sua opinião. Vamos dialogar!

23 comentários:

  1. Adoro esses desafios. Eu estou participando dos 365 dias de escrita, da Escritor Publicado, que para cada dia tem um tema e te obriga a escrever todos os dias. O que é super importante, principalmente pra quem sofre de procrastinação mórbida como eu. Tenho adorado, tudo que te leva a escrever e sair da sua zona de conforto, ajuda a melhor nossa escrita!
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esses desafios são demais mesmo. Eu tinha visto o dos 365, mas achei que seria extrapolar meus limites. Quem sabe numa próxima?
      Espero que você consiga cumpri-lo.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Não estou acompanhando o desafio, porém adorei a iniciativa. Eu adoro desafios que incentivam a escrita, além da leitura, rs. Enfim, estou ansiosa para conferir o seu texto referente ao mês de Janeiro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esses desafios são maravilhosos, tanto para quem já escreve quanto pra quem ta começando agora.
      O texto já está pronto, linda. Só procurar pelo marcador ESM.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Se eu não estivesse tão focada no meu livro com certeza participaria do desafio, mas focar em duas coisas ao mesmo tempo para mim não da certo! Mas irei esperar pelos seus textos! Pois encontrei muitos maravilhoso participando do projeto!

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nay, tudo e você?
      Ta certíssima, também não conseguiria focar em duas coisas assim. Ah, o primeiro texto já foi postado, só procurar no marcador ESM.
      Sucesso pro seu livro.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Que delícia de desafio! Eu tenho alguns iguais na minha faculdade, o dessa semana é: A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam?. Estou super animada pra começar, e amei os temas sugeridos aqui! Talvez eu sugira alguns parecidos para meu professor. Amei MESMO! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jéssica, tudo e você?
      Nossa que desafio bacana, seu professor tem muita criatividade. Te desejo boa sorte e fico feliz que tenha gostado.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiee, tudo bom?? Que legal esse desafio! Gostei muito de conhecer e todos os temas. Concordo com você sobre os temas mais fáceis acaberem sendo bem difíceis de desenvolver. Se tivesse mais tempo eu acho que participaria também :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ah que bom que você gostou, fico feliz em saber. Uma pena você não participar.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Camila!
    Já vi em vários blogs com esse projeto, além dos texto. ^^ Achei a ideia bem bacana. Parabéns por participar!!! Aguardando seu texto!
    Beijão!
    www.lagarota.com
    www.asmeninasqueleemlivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cris!
      Esse desafio é bem legal mesmo e os textos são uns melhores que outros. O meu texto já está disponível, flor. Você pode conferir no marcador ESM.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá
    Eu já estou bem por dentro desse projeto e achei bem bacana a idéia do mesmo, já li alguns textos (se não estou enganado) e adorei. Tenho muito medo de expor meus textos kkk, por isso poucas pessoas sabe que eu escreve. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse desafio tem dado o que falar mesmo e os textos são maravilhosos.
      Também morria de vergonha de mostrar meus textos, acontece. Mas acho que você deveria arriscar, pelo menos uma só vez. Começa mostrando pra amigos próximos, familiares. Depois que tu se joga na internet mesmo.
      Sorte aí.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Já conhecia o desafio e acho sensacional. Nunca me aventurei na escrita além de resenha, então realmente seria um enorme desafio para mim. Arrumando tempo, pretendo tentar, talvez não para postar no blog, mas pelo menos para me aventurar nesse mundo e ver o que sai.
    Espero que consiga, beijos!



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Espero que você consiga fazer o desafio e quem sabe sem toda essa pressão de mostrar para um público você não se saia ainda melhor.
      Beijos!

      Excluir
  9. Oiee!!
    Diferente de você, eu não funciono bem sob pressão... Parece que perco a qualidade de tudo o que tento fazer nessas situações :(
    A Pri tá fazendo esse desafio pro nosso blog e eu tô achando super legal... Só não tenho muito dom para escrever tanto quanto o desafio exige hehehe
    Boa sorte!!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Que legal o seu projeto/desafio. Eu confesso que participaria, ou faria algo parecido no meu blog, se tivesse mais tempo. Escrever é sempre bom, sinto saudades. Boa sorte com o projeto. :D

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Já peno para escrever resenhas, imagina participar de um projeto desses, hahaha. Mas confesso que achei muito interessante, se tivesse mais tempo participaria, com certeza!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oii!!
    Parabéns pela coragem em participar. Eu não tenho muito tempo, mas morro de vontade de participar sabe. Espero que você consiga escrever e se sentir satisfeita com cada texto que você criar por mês. Os temas ajudam bastante. Estou curiosa para ler o primeiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie!!!
    Já tinha ouvido falar desse desafio em minha nossa, adorei...
    Uma pena eu ter vergonha de divulgar os meus textos, mas se eu tivesse coragem, com certeza participaria tbm

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oie
    esse projeto está demais, eu queria muito participar mas acabei não fazendo, muito lindo mesmo e espero que vc goste de fazer e se divirta

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Vi alguns blogs participando deste projeto, e achei ele divino, pois tira a pessoa da zona de conforto e consegue fazer com que ela consiga criar textos diferentes do que esta acostumada. Irei acompanhar os seus.

    ResponderExcluir